5 itens para avaliar uma empresa de construção civil

A compra do imóvel perfeito é o sonho de muitas pessoas, que acabam recorrendo aos corretores para auxiliar nessa missão. Aí podemos ver o tamanho da responsabilidade desses profissionais, concorda?

Por isso, eles devem ter cuidados essenciais, como, por exemplo, ao avaliar a empresa de construção civil responsável pelo imóvel.

Analisar alguns aspectos da construtora para verificar se a empresa é confiável e oferecerá imóveis de alta qualidade é importante, pois essa questão não está sob controle do corretor, mas afeta diretamente a eficiência de seu trabalho, já que impacta na satisfação do consumidor final.

Quer potencializar seu trabalho e oferecer os melhores imóveis para os clientes? Então conheça 5 itens para avaliar uma empresa de construção civil e não deixe que esse elemento afete a qualidade do seu trabalho!

1. Analise o tempo de mercado da empresa

Assim como as empresas avaliam o histórico de seus clientes, o contrário também pode ser feito!

É importante que o corretor avalie qual a demanda de imóveis da empresa, se ela cumpre os prazos corretamente e quais as obras já foram concluídas — neste último elemento o fator da qualidade deve ser o principal item a ser avaliado.

Mesmo que a construtora seja renomada, muitas vezes ela pode não estar em uma boa fase, resultando em atrasos nos serviços realizados e insatisfação do cliente, que se sentirá enganado pelo corretor de imóveis, já que foi ele o profissional responsável pela escolha da empresa.

Como o corretor já está envolvido nesse ramo, ele não terá dificuldades para encontrar informações atualizadas sobre a empresa de construção civil escolhida — ele pode, inclusive, tentar contato com a própria organização, para obter informações recentes e verdadeiras.

2. Busque informações sobre a saúde financeira da empresa

Conhecer o balanço geral da empresa, com relatórios financeiros e fluxo de caixa é o caminho ideal para o corretor na escolha da melhor empresa de construção civil.

Esse é um tipo de análise bem fundamentada, já que utiliza dados concretos sobre a empresa, evitando problemas futuros resultantes de danos financeiros da organização escolhida.

Empresas desse ramo lidam diariamente com uma grande quantidade de capital e qualquer erro, por menor que seja, pode resultar em sérias consequências para os clientes.

Apesar de ser um aspecto que não impacte diretamente no trabalho do corretor — já que ele é contratado pelo cliente, e não pela construtora — um cliente insatisfeito pode ser sinônimo de uma reputação abalada, já que o boca a boca é o principal marketing dos profissionais.

Além disso, é possível consultar órgãos que disponibilizam informações sobre as reclamações dos clientes com relação a determinada empresa, como o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

3. Conheça a capacitação dos profissionais envolvidos no projeto

A capacitação de profissionais é um cenário relativamente novo nas construtoras, que passaram a investir nesse aspecto com o intuito de suprir a falta de mão de obra qualificada nos canteiros de obras.

Porém, nem todas as empresas acreditam que esse seja um fator crucial, deixando-o de lado!

Imagine que você vá a um dentista e ele não sabe realizar o procedimento necessário, fazendo o serviço pela metade e te obrigando a procurar por outro profissional? Não seria uma experiência agradável, concorda?

Essa mesma analogia pode ser feita com uma empresa de construção civil: ela deve oferecer os melhores serviços, com profissionais capacitados para atender aos pedidos do cliente.

Por isso, esse deve ser um fator crucial para o corretor, que não deve analisar somente a parte administrativa da construtora, mas também como é o tipo de serviço por ela ofertado.

Para isso, ele deve analisar se a equipe técnica possui a certificação necessária para desempenhar as funções as quais ela está submetida, garantindo a qualidade dos serviços e segurança no canteiro.

A capacitação de profissionais é um elemento tão importante que está relacionado também com o andamento da obra.

Quando a equipe possui conhecimentos necessários para realizar o trabalho com eficiência e qualidade, não haverá nenhum problema com o prazo de entrega do projeto.

Porém, quando os colaboradores precisam primeiro tomar conhecimento do tipo de trabalho que devem executar para depois realizá-lo, o tempo para conclusão da obra é maior, comprometendo o prazo final.

E não é só isso: quando falamos que o corretor deve analisar a equipe da empresa de construção civil escolhida, estamos incluindo também os colaboradores indiretos — como os fornecedores.

Se o fornecedor atrasa na entrega dos produtos, todo o andamento da obra está comprometido, não é?

Por isso, é responsabilidade da construtora escolher o melhor fornecedor, que cumpra os prazos e ofereça materiais de qualidade, garantindo um bom resultado final no projeto.

4. Não fique focado somente na teoria

Agora que você já fez todas as pesquisas necessárias pra conhecer o tipo de empresa que deseja contratar, é o momento de ir para a prática!

Muitas vezes, um projeto realizado pela construtora pode ser perfeito no papel, porém, a realidade pode ser outra totalmente diferente.

Portanto, é importante que o corretor invista nesse quesito, já que terá provas reais sobre a qualidade dos serviços realizados pela empresa de construção civil.

Dessa maneira, ele poderá garantir que o cliente se sentirá satisfeito com o projeto desenvolvido pela construtora, impedindo que esse elemento afete a sua reputação profissional — um projeto mal realizado, mesmo que não tenha interferência do corretor, incide diretamente na qualidade dos serviços deste.

Não deixe de buscar informações também com os moradores: converse com pessoas que vivem em imóveis desenvolvidos pela construtora, obtendo o maior inúmero de informações possíveis sobre a qualidade dos serviços realizados, como materiais usados, cumprimento do prazo de entrega e resultado final.

Como essas são informações reais e concretas, o corretor poderá conhecer ainda mais a empresa, evitando se deixar levar por informações enganosas.

5. Deixe a preguiça de lado e compare

Avaliar requer realizar comparações, não é? Então, nada mais justo que comparar a empresa de construção civil escolhida com outras que atuam no mesmo ramo.

Isso é importante para que o corretor tenha uma ideia de como é o tipo de serviço realizado pela construtora escolhida — se ela utiliza tecnologias disponíveis, se o prazo é condizente com o tipo de obra ou se o valor cobrado está de acordo com o mercado, por exemplo — e não tenha surpresas desagradáveis após a sua escolha.

O valor total apresentado pelo cliente não leva em consideração somente quanto o corretor ganha, mas todo o restante envolvido, como o valor dos serviços realizados pela construtora. 

Gostou de conhecer mais sobre o processo de avaliação em uma empresa de construção civil? Não se esqueça que o serviços realizados por essa empresa impactam diretamente na qualidade do seu trabalho como corretor e, por isso, esse procedimento merece atenção especial!

Agora que você já sabe quais itens considerar na avaliação de uma empresa de construção civil, que tal compartilhar nosso post em suas redes sociais e ajudar seus amigos nesse assunto? 

Um comentário em “5 itens para avaliar uma empresa de construção civil

  • 16 de novembro de 2017 em 16:06
    Permalink

    Assim como a planta é o projeto de uma construção civil, o sonho é um projeto de construção da vida.

    Assim como a planta é o projeto de uma construção civil, nossos sonhos são projetos de construção da nossa vida.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *