Como o corretor deve definir a sua meta de vendas?

Alguns corretores de imóveis trabalham muito e com dedicação, mas não veem os resultados de seus esforços atenderem suas expectativas. Isso ocorre porque não basta trabalhar muito, é preciso trabalhar bem. Por esse motivo, traçar uma meta de vendas é algo tão importante.

Contudo, ainda que pareça uma tarefa simples, uma meta de vendas deve ser criada com base em estudos e na experiência do corretor de imóveis. Pensando nisso, este artigo abordará o tema em profundidade para que você consiga desenhar os objetivos que o levarão ao sucesso. Preparado? Boa leitura!

Meta de vendas começa com uma meta de carreira

O primeiro passo é planejar sua carreira de corretor de imóveis. O que o levou até essa profissão? Qual é o seu objetivo enquanto corretor? São nas perguntas mais simples que se encontram as respostas valiosas.

Feita essa análise, o corretor deve pensar como deseja estar no futuro. Essa projeção deve ser realista. Não adianta desejar ganhar 10 vezes mais se isso é impossível em um curto período de tempo. Entender a profissão de forma clara ajuda a traçar uma meta de vendas alcançável e evita frustrações.

O mercado muda rapidamente: prepare-se!

Quem atua no mercado imobiliário há muito tempo viu uma série de mudanças importantes. Observou o ramo enfraquecido em um momento de hiperinflação, testemunhou o setor movimentado quando o Real foi criado, assistiu às vendas crescerem graças aos financiamentos populares, como o Minha Casa Minha Vida.

Esses foram apenas alguns exemplos. O mercado de imóveis sofreu diversas alterações e o corretor deve estar atento a isso, afinal ele atua nesse segmento. Não dá para achar que as coisas serão do mesmo modo para sempre.

Pensar nas mudanças que estão ocorrendo fará com que você trace uma meta de vendas condizente com o momento. Em muitos casos, o corretor não observa os resultados de seu trabalho porque suas técnicas remetem a um cenário que não existe mais. Perceba as mudanças no mercado imobiliário e prepare-se para tirar o melhor proveito delas.

Monitore seus resultados: descubra se você é produtivo

Você tem meta de vendas, mas como vai saber se está perto de alcançá-la? É importante conseguir mensurar seus resultados. Por exemplo: quantos imóveis você vende por mês? Quanto tempo dura uma visita com um cliente? Quantas pessoas entram em contato com você em busca de informação sobre imóveis?

Tudo o que envolve o trabalho pode ser transformado em dado para melhorar a produtividade. Não se atenha apenas às informações financeiras, pois elas podem criar uma falsa percepção sobre sua carreira. Por exemplo: vender um imóvel mais caro pode dar a impressão de que aquele período do ano foi bom, mas, e se no outro mês você fechou mais vendas de imóveis de menor valor? Qual mês foi mais produtivo? Qual abordagem o aproximou dos resultados que você ambiciona? Para ter essas respostas é necessário estabelecer parâmetros de análise e monitorar seus resultados.

Use as ferramentas disponíveis: a tecnologia pode ser uma aliada!

A forma com que as pessoas buscam um imóvel mudou muito. Hoje o primeiro impulso é fazer uma consulta no Google. É muito importante que o corretor de imóveis entenda isso, pois ao desenhar uma meta de vendas ele, obrigatoriamente, terá que divulgar o seu trabalho para captar mais clientes.

Por essa razão o corretor deve manter uma presença profissional na internet. O primeiro passo é analisar seu perfil nas redes sociais e verificar se está passando uma boa impressão a um possível cliente. Evite também comentários polêmicos. Lembre-se que sua imagem pode ser prejudicada. Outra dica interessante é criar um site ou blog profissional. O propósito pode não ser o de produzir conteúdo, mas disponibilizar uma forma de contato para alguém que o encontrou pelas redes sociais ou ferramentas de busca.

Além do mais, se a estratégia digital for feita de forma correta, o corretor de imóveis pode gerar os próprios leads, ficando mais independente das informações disponibilizadas pelas imobiliárias.

Você vai precisar de ferramentas para bater a meta de vendas. A internet é uma possibilidade que não deve ser ignorada. Por isso, verifique como está sua presença digital hoje mesmo.

Seja positivo: a empatia ajuda a vender

O comportamento de uma pessoa diz muito sobre a sua capacidade de alcançar a meta de vendas. Olhar para um cenário complexo pode desanimar ou estimular. Fica impossível alcançar objetivos quando não se acredita que isso é viável.

Um corretor de imóveis deve ter isso em mente para poder alterar um ciclo de pensamentos pessimistas que estragam seu dia e suas vendas. Você compraria algo de uma pessoa mal-humorada ou insegura? Seu cliente também não.

Comprar ou alugar um imóvel é um importante investimento financeiro. O indivíduo que o realiza está, provavelmente, inseguro, por isso o comportamento do corretor de imóveis será definitivo para o desenrolar do negócio.

Todavia, nem sempre é possível ignorar os fatores externos e evitar que um mau momento influencie a visão do profissional sobre o mercado. A atual crise econômica é um exemplo. Nesses casos, atente-se para o óbvio: outras crises existiram e todas passaram e, mesmo nesses períodos, sempre houve aqueles que se destacaram.

Aprenda a trabalhar com pessoas: as vendas surgem de onde menos se espera

É comum que corretores de imóveis tenham uma relação amistosa com porteiros, zeladores e secretárias de condomínios comerciais ou residenciais. Uma ação, inclusive, estimulada pelas imobiliárias.

Ainda assim, isso pode ser pouco. Para bater a meta de vendas é muito importante estar atendo às novidades da área em que se atua. Saiba quem são os líderes locais, se existe algum jornal no bairro em que as pessoas anunciam casas, se haverá alguma festividade na qual você poderá fazer bons contatos etc.

Se você deseja aumentar seus resultados terá que aumentar o número de pessoas que o conhecem. Seu trabalho não é solitário e as boas dicas do mercado imobiliário podem vir de qualquer pessoa.

Agora que você entendeu como alcançar a meta de vendas, planeje-se e coloque seu plano em ação! Com um bom planejamento não há motivos para você não alcançar seus objetivos. Aproveite e assine nossa newsletter para receber outras dicas em seu e-mail. É de graça!

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