Corretor imobiliário: saiba como gerenciar sua carteira de clientes

A carteira de clientes é fundamental na rotina de trabalho de todo corretor de imóveis que deseja ter sucesso. Com ela é possível atender melhor os clientes, aproveitar as oportunidades e agir de maneira mais eficiente durante a abordagem e negociação.

Apesar disso, muitos profissionais se preocupam apenas em aumentar a sua carteira de clientes e esquecem que a organização também é essencial.

Quer saber como gerenciar melhor a sua carteira de clientes? Continue lendo este post! 

Categorize os clientes

Uma maneira simples e eficiente de organizar a sua carteira é separar os clientes em categorias. Veja uma sugestão:

Clientes ativos

São pessoas que já fecharam algum negócio imobiliário com você e demonstraram que podem fazer isso novamente a qualquer momento.

Clientes inativos

São clientes que compraram ou alugaram um imóvel com você e não demonstraram interesse em fazer outro negócio imobiliário a curto ou médio prazo. 

Clientes interessados

São os que ainda não realizaram nenhum negócio, mas manifestaram o desejo de fazer isso. 

Clientes desistentes

São as pessoas que deixaram de fechar um negócio com você para procurar por outro profissional. 

Mantenha uma gestão ativa

Como falamos no início deste post, para que a sua carteira de clientes seja realmente útil não basta apenas dividir os clientes em categorias. Um cliente ativo pode se tornar inativo ou, muito melhor, um cliente inativo pode se tornar ativo. A sua planilha precisa acompanhar essas mudanças. 

Um exemplo prático é quando os clientes interessados passam a não responder as mensagens, não atender as ligações ou a desmarcar as vistas por várias vezes. Isso pode significar que ele desistiu de comprar ou fez negócio com outro profissional. 

Entender essas alterações é fundamental para que você saiba como agir e defina quais estratégias pode usar com cada um para tentar reverter situações negativas e aproveitar oportunidades. 

Crie e cultive relacionamentos 

Essa é uma das grandes vantagens em ter uma carteira de clientes bem-gerenciada. Conhecer melhor as necessidades de cada pessoa permite que você crie e fortaleça o seu relacionamento com elas.

As pessoas que já fecharam negócio podem oferecer indicações ou mesmo realizar uma nova compra. Observe o comportamento dos clientes e crie estratégias para melhorar o seu relacionamento com eles. 

O mercado imobiliário está cada vez mais competitivo. Para não ficar para trás é preciso estar atento ao mercado e às ferramentas e recursos que podem auxiliar você a fechar mais negócios.

3 dicas para aumentar a sua carteira de clientes

1. Use a internet

Não ignore o poder da internet nos negócios. Use as redes sociais e o e-mail marketing para aumentar e gerenciar a sua carteira de clientes. 

2. Seja proativo

Infelizmente os clientes não vão bater à sua porta e pedir para visitar um imóvel. É preciso correr atrás, ligar, visitar, perguntar. 

3. Esteja atento ao mercado

O mercado imobiliário é muito dinâmico. É importante estar presente em feiras, eventos e palestras, além de fazer um bom networking e conhecer colegas de trabalho. 

Gostou de aprender sobre como gerenciar a sua carteira de clientes? Aproveite para ler este texto e descobrir como organizar melhor a sua agenda profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *