Saiba quais os tipos de CRM que existem

A sigla CRM (Customer Relationship Management) significa Gestão do Relacionamento com Clientes. Isso não é um daqueles softwares que você instala e ele automaticamente resolve problemas relacionados à venda com os clientes.

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CRM ou Gestão de Relacionamento com Clientes é um artifício do marketing que veio substituir o foco na produção e na gestão, que era mais direcionada na qualidade de produtos e serviços, quando a empresa buscava eficiência operacional, mas sem querer gastar muito dinheiro. Em outras palavras, o objetivo do CRM é deixar a sua empresa rentável a longo prazo e fazer com que seus vendedores mais eficientes e produtivos no dia a dia.

CRM analítico

Este tipo de CRM está mais relacionado com o software em si. Este sistema de CRM não apenas colhe dados, mas faz uma relação deles e gera conclusões sobre essas informações. Ele vai te ajudar a segmentar os clientes, a avaliar sua previsão de vendas, a analisar performances e muitas outras ações primordiais para a tomada de decisões.

Com essa ferramenta, você vai conhecer as características de cada grupo de clientes. Dessa forma, os futuros compradores do seu produto vão receber ofertas customizadas e com resultados mais efetivos.

Além disso, com o CRM analítico você pode descobrir quando é a hora perfeita para oferecer uma mudança de plano para o cliente.

Os seus leads irão ficar cada vez mais qualificados, já que você vai poder usar os dados coletados para descobrir quais pessoas têm um potencial de compra maior.

CRM operacional

Essa ferramenta faz suporte e atendimento fácil com bastante agilidade, com dados completos. Além do mais, o CRM avalia o histórico do cliente com a empresa. Isso vai ajudar na parte de retenção dos futuros compradores.

Outras funções importantes que o CRM operacional proporciona são: agendamento, documentação e acompanhamento do follow-up. Além, é claro, de captação do feedback dos clientes.

CRM colaborativo

Esse CRM faz uma abordagem de relacionamento com os futuros compradores, em que deixa mais potente o uso de tecnologias de comunicação na nuvem para agregar as equipes, armazenar informações, deixar processos mais ágeis, qualificar leads, se comunicar em tempo real e conhecer melhor os clientes com o objetivo de fechar negócios.

Geralmente ele é usado para as empresas terem uma visão maior do mercado e incluir um grande volume de informações no banco de dados.

CRM estratégico

E por último, mas não menos importante, o CRM estratégico faz a união de todos os outros tipos de Gestão de Relacionamento com Clientes, para fazer uma boa previsão de vendas, melhorar algum processo que precise de reparos, definir segmentações, fazer o planejamento de ações de marketing e diversas outras ações comerciais.

Mais um ponto positivo desse CRM é a gestão do time de marketing e vendas. Um bom sistema CRM permite você analisar o KPI (Indicadores-Chave de Desempenho) desses dois departamentos.

Ao você usar uma agenda compartilhada este CRM permite que o responsável pela área saiba qual a sua força comercial está em cada horário do dia, deixando mais fácil a distribuição dos esforços do seu time para chegar no resultado esperado.

 

 

 

 

 

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